Portel foi um dos oito municípios participantes da 15ª edição dos Jogos Abertos do Pará (JOAPA), etapa regional Marajó I. Com uma delegação formada por mais de 100 atletas, o município esteve representado nas seis modalidades disputadas durante a competição.
Nos Jogos Abertos, a paixão pelo esporte se une ao orgulho de defender as cores do município. Independentemente da modalidade, os atletas carregam o sentimento de representar Portel dentro e fora das quadras.
Para muitos competidores, a participação exige dedicação além dos treinamentos. Eles precisam conciliar a rotina profissional com o compromisso esportivo. Esse é o caso de Lucas Evandro, que precisou encontrar um substituto para assumir suas funções no trabalho enquanto participava da competição.
“O amor pelo município é a maior motivação. Muita gente não sabe, mas eu tive que pagar alguém para ficar no meu lugar no serviço para poder estar aqui hoje, vestindo essa camisa tão importante do município. Pretendo representar Portel da melhor forma possível”, contou.
Para Ruserval Júnior, atleta da equipe de voleibol, a competição teve um significado ainda mais especial. Pela primeira vez, ele vestiu a camisa da seleção portelense nos Jogos Abertos. E a estreia veio acompanhada de um título.
“Sou nascido e criado em Portel. Minha base no voleibol foi aqui no município. Depois fui estudar na capital e participei de competições representando outras cidades da região. Mas vestir a camisa do meu município pela primeira vez é uma honra muito grande”, destacou.
A história de Ruserval é diferente da de Elimar Silva, atleta do futsal. Enquanto o jogador de vôlei fez sua estreia defendendo Portel nos Jogos Abertos, Elimar já acumula anos representando o município na competição.
“É sempre especial vestir essa camisa. Parece que é sempre a primeira vez. Desde 2015 faço parte da seleção de Portel. Era um sonho de infância e hoje posso dizer que me sinto realizado como atleta”, relatou.
Os atletas portelenses contaram com o apoio da Prefeitura de Portel para participar da competição. O incentivo ajudou a transformar a experiência em um momento marcante para a delegação, e os resultados confirmaram o bom desempenho do município.
Portel conquistou o 3º lugar no basquete, o 2º lugar no futsal feminino, o 2º lugar no futebol de areia feminino e o 3º lugar no handebol masculino. No voleibol, o município foi campeão nas categorias masculina e feminina.
Os resultados refletem o esforço, a dedicação e o amor dos atletas por representar Portel, reforçando a força do esporte no município e o compromisso dos competidores em levar o nome da cidade ao pódio.
Texto: Rainesson Ribeiro