A medida deve beneficiar 12 mil contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única

A prefeitura de Portel oferece aos contribuintes do município desconto de 40% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para quem fizer o pagamento até 29/12 em cota única. A medida tem o objetivo de incentivar os portelenses a cumprirem a obrigação pelo pagamento do imposto. As guias de recolhimento foram distribuídas desde o dia 14 de novembro pelos servidores da Secretaria Municipal de Administração e Finanças (SEGAF).

O IPTU é uma das principais fontes de arrecadação do município responsável por financiar obras e serviços públicos da cidade. Ao pagar o imposto, o contribuinte ajuda no desenvolvimento da cidade, é o que declara o prefeito de Portel, Paulo Ferreira. “Recentemente inauguramos uma unidade de saúde na comunidade de Acutipereira e anunciamos a construção de uma escola no local. São algumas das obras que estamos fazendo ao longo desta gestão. Nosso compromisso é construir, junto com a população, uma Portel melhor para todos”.

Em 2023 uma das novidades na gestão tributária de Portel é a plataforma IPTU Digital. O novo sistema permite aos usuários gerar a segunda via de boletos, emitir certidão cadastral, checar os dados do imóvel e outros serviços 24h por dia, usando computador, celular ou tablet. De acordo com Jó Sales, diretor executivo da Gov Tech Desenvolve, responsável pela criação da plataforma, o IPTU digital é a solução ideal para simplificar a vida de cidadãos, empresários, servidores e gestores públicos. “A tecnologia além de tornar os processos mais ágeis, evitando deslocamentos até a Prefeitura, viabiliza o aumento das receitas próprias sem aumentar tributos, traz economia aos cofres públicos e possibilita elevar a capacidade de financiamento das políticas públicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas na cidade”.

Pioneirismo no Marajó
O município de Portel é o primeiro da região do Marajó a adotar tecnologias digitais para otimizar a relação da prefeitura com os empreendedores, cidadãos e contribuintes, visando fortalecer o empreendedorismo e desenvolver a cidade. Além do IPTU digital, os portelenses podem usar as plataformas Empresa Digital e ISS Digital. As três ferramentas são oferecidas pela Prefeitura de Portel em parceria com a GovTech Desenvolve.

Saiba mais aqui: https://www.desenvolvecidade.com.br