I Feira de Ciências Interdisciplinar Portelense: Construindo saberes com tecnologias inovadoras
APRESENTAÇÃO
A realização de feiras de ciências traz benefícios para alunos e professores e mudanças positivas no trabalho em Ciências, tais como: o crescimento pessoal e a ampliação dos conhecimentos; a ampliação da capacidade comunicativa; mudanças de hábitos e atitudes; o desenvolvimento da criticidade; maior envolvimento e interesse; o exercício da criatividade conduz à apresentação de inovações e a maior politização dos participantes (MANCUSO, 2000, p. 5).
Vivemos em mundo em que a ciência e a tecnologia estão presente no cotidiano da sociedade, e a cada dia que passa observamos, mais o seu avanço. Hoje em dia, crianças e adolescentes estão imersos em um mundo repleto de informações e novidades científicas e tecnológicas que refletem dentro do ambiente escolar.
A contextualização dos conhecimentos sistematizados em sala de aula, reflete em aprendizagens mais significativas. O uso de ciências e tecnologias, como estratégia de ensino, vem crescendo nas escolas brasileiras, trazendo soluções inovadoras como o learning by doing, que é o aprender fazendo.
A demais, a utilização das feiras de ciências dentro do âmbito escolar, torna-se um mecanismo para estimular a iniciação científica. Isso reflete, desta forma, na busca de novas ferramentas que possibilitem novos atributos ao processo de ensino-aprendizagem.
Inscrições abertas!
As feiras de ciências, mais do que eventos escolares, constituem-se momentos riquíssimos que possibilitam o protagonismo dos alunos no processo de construção do conhecimento. Pois, para que a construção do conhecimento tenha significado para o indivíduo ele deve participar de forma ativa no processo.
BAIXE OS ARQUIVOS
Secretaria Municipal de Educação